0
in
Interessante
ONU inaugura encontro sobre biodiversidade no Japão
De Kyoko Hasegawq
Uma conferência das Nações Unidas sobre diversidade biológica iniciou seus trabalhos nesta segunda-feira em Nagoya (centro da Japão) para buscar soluções destinadas a prevenir a perda de espécies animais e vegetais.
A 10ª Conferência da Convenção sobre a Diversidade Biológica reúne durante 12 dias o conjunto dos países que assinaram este tratado adotado na Cúpula da Terra do Rio de 1992, a Eco-92.

O ritmo de extinção das espécies é agora muito mais elevada que no passado, recordou a ONU, que atribui esse fenômeno à superexploração dos recursos, à poluição, à modificação dos hábitats e as mudanças climáticas.
O empobrecimento também afeta os genes e os ecossistemas, uma verdadeira ameaça para muitos setores, em primeiro lugar o da alimentação.
"Chegou a hora de passar à ação e é preciso fazer isso aqui", alertou Ahmed Djoghlaf, secretário executivo da Convenção.
"Proteger as florestas protege as espécies, mas também ajuda a absorver as emissões de dióxido de carbono que provocam as mudanças climáticas", acrescentou Djoghlaf.
"Nossa prosperidade e nossa sobrevivência dependem de ecossistemas saudáveis", declarou, por sua parte, Jim Leape, chefe do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
Os delegados vão estudar três assuntos-chave: fixar novos objetivos para frear a perda de espécies antes de 2020, encontrar um acordo internacional sobre as condições de acesso das indústrias do Norte aos recursos genéticos do países do Sul, esboçar a evolução da ajuda aos países mais pobres para proteger os recursos naturais.
Documento apresentado pelo AFP (Adptação)
Postar um comentário